Rumos 2017-2018 Comissão de avaliação

imagem com todos os integrantes da comissão de avaliação com uma parte sentada e outra em pé

 

imagem com fundo de uma cor e silhuetas de cada integrante em outra cor, simbolizando sua posição na imagem anterior. As silhuetas estão marcadas com números que identificam cada integrante na legenda que segue abaixo.

 

Olá! Se você precisa da ferramenta de acessibilidade que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, clique aqui para conhecer as 40 pessoas que compuseram a comissão de avaliação Rumos Itaú Cultural 2017-2018.ícone para introdução do como funciona em libras

 

1. Fátima Pontes é graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em educação pela mesma instituição. Atua como atriz, produtora cultural e professora de teatro. Coordena a área executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo. Participou da discussão de políticas públicas para as artes circenses no I Colegiado de Circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC), na Câmara Setorial de Circo, em dois biênios.

2. Maria de Jesus Gonçalves é graduada em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e tem formação em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Possui experiência nas áreas de cultura e educação, com ênfase no planejamento, na coordenação e na realização de ações de formação e divulgação cultural. Atua com elaboração e avaliação de projetos.

3. Keka Reis estudou rádio e televisão na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua como roteirista freelancer desde 2006 e já escreveu programas de TV, promos e séries para vários canais. Foi integrante da oitava turma do Núcleo de Dramaturgia do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do British Council. Escreveu O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas.

4. Erivaldo de Melo Trindade, o Bado, é músico e compositor, graduado em história pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor da Escola Municipal de Música Jorge Andrade, de Porto Velho (RO).

5. Anderson Leão , bailarino e coreógrafo residente do Rio Grande do Norte, é graduado em educação artística e pós-graduando em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi diretor artístico da Cia. Giradança. Seu espetáculo mais recente é Nube de Pájaros (2018). Compôs a comissão de seleção do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

6. Miguel Chikaoka é artista visual. Cria imagens, instalações e objetos conceituais. Fundou a Associação Fotoativa e a Kamara Kó Fotografias. Desde os anos 1980, ministra oficinas de iniciação e sensibilização no Brasil e em outros países. Recebeu em 2012 o Prêmio Brasil de Fotografia e a comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura (MinC), e em 2015 o Prêmio Marcantonio Vilaça, pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), do MinC.

7. Jarid Arraes é escritora, cordelista e curadora do selo Ferina. Autora dos livros As Lendas de Dandara, Heroínas Negras Brasileiras e Um Buraco com Meu Nome, criou o Clube da Escrita para Mulheres.

8. Isabel Ayres é mestre em ciência da informação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em bens culturais: economia e gestão pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e bacharel em biblioteconomia e documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp/SP). É coordenadora da Biblioteca Walter Wey e do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo. É docente em biblioteconomia e ciência da informação da Fesp/SP.

9. Alejandra Hernández Muñoz é professora de história da arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA). Integrou a equipe curatorial do programa Rumos Artes Visuais 2011-2013, do Itaú Cultural, e a da 3 a Bienal da Bahia, em 2014.

10. Anderson Foca é músico e produtor cultural atuante. Coordena a Associação Cultural DoSol, em Natal-RN, há 20 anos, desenvolvendo ações como o Festival DoSol, o Circuito Cultural Ribeira e o Natal Instrumental. Toca nas bandas Camarones Orquestra Guitarrística, Fetuttines e Orquestra Greiosa.

11. Gabriela Motta é crítica, curadora e pesquisadora em artes visuais. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada “Radioperformance – crítica da arte enquanto prática curatorial experimental”.

12. Divino Sobral é artista e curador independente. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, em Cuba, no Peru, no Chile, nos Estados Unidos e na Itália. É mediador do projeto Sesc Confluências. Escreve sobre arte brasileira em revistas acadêmicas, livros, catálogos e jornais. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Goiás.

13. Kleber Lourenço é artista, pesquisador e arte-educador. Possui mestrado em artes e atuação em teatro, dança e culturas populares. É encenador da Capulanas Cia. de Arte Negra e do Visível Núcleo de Criação.

14. Nelson Gonçalves, o Nelson Maca, é militante do movimento negro, poeta e professor de literatura brasileira da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Fundou o Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que produz o Sarau Bem Black e eventos da cultura negra. Promove o Encontro de Literatura Divergente e realiza a Balada Literária da Bahia. Publicou o livro de poemas Gramática da Ira. Desde 2014, apresenta a performance poética musical CandomBlackesia.

15. Liliana Sulzbach é diretora, produtora e roteirista, formada em jornalismo e ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em ciência da comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Atua no mercado audiovisual há mais de duas décadas, produzindo e dirigindo longas, curtas e séries para o cinema e a televisão, entre eles A Invenção da Infância, O Cárcere e a Rua e A Cidade e Notas de Amor.

16. Adriana Pio é professora e gestora cultural. Presta consultoria para projetos e ações culturais. É diretora do Theatro Santa Roza, em João Pessoa-PB.

17. Cristiane Costa é jornalista, escritora, doutora em comunicação e cultura e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autora de seis livros, entre eles Sujeito Oculto e Pena de Aluguel: Escritores Jornalistas no Brasil.

18. Everson Melquiades é arte-educador e ator. Doutor em educação, é professor de fundamentos do ensino da arte e do teatro do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor da Escolinha de Arte do Recife. Participa de movimentos sociais e populares ligadas à educação e à arte desde 1998 e é membro de várias instituições com atuação nessas áreas.

19. Felipe Sales é ator, programador cultural e curador de artes da cena e de poéticas contemporâneas. Pesquisa a precisão e a espontaneidade do ator no programa de pós-graduação em artes da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

20. Diego Britto é músico, educador musical e produtor cultural com foco nas culturas tradicionais do Tocantins. Toca viola de buriti e é folião do Divino Espírito Santo.

21. Estela Lapponi é performer e videoartista. Realiza práticas artísticas baseadas no conceito de “corpo intruso”, criado por ela. Idealizadora da Casa de Zuleika, espaço dedicado à apresentação e à experimentação na linguagem da performance.

22. Laura Artigas é jornalista, roteirista, diretora e pesquisadora de conteúdo. Cursou roteiro de cinema no curso Escribir Cine, organizado pelos cineastas Juan José Campanella e Aída Bortnik na Argentina. Escreveu e dirigiu o documentário Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz.

23. Bernardo Caldeira Brant é jornalista, formado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É sócio-fundador e diretor-executivo da organização não governamental Oficina de Imagens – Comunicação e Educação, de Minas Gerais, fundada em 1998. É produtor-executivo e diretor de séries de documentários e campanhas educativas para a TV, com atuação no Canal Futura e na Rede Minas de TV.

24. Clodoaldo Arruda é bailarino, coreógrafo, professor, diretor e produtor cultural. Integra o Grupo Comadança, de Cuiabá-MT, desde 2009.

25. Junia Torres é antropóloga, documentarista e produtora cultural. É coordenadora de programação do forumdoc.bh, festival de filme documentário e etnográfico com 21 edições realizadas em Belo Horizonte-MG, e curadora da mostra de cinema do Mekukradjá, encontro de escritores e realizadores indígenas do Itaú Cultural.

26. Tuca Siqueira é roteirista e diretora pernambucana. Entre documentários e ficções, realizou oito curtas, dois longas e três séries televisivas. Tem formação pela Escola Internacional de Cinema e Televisão, de Cuba, e participou de laboratórios de roteiro e encontros de coprodução, como BRLab e Cinelatino – Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França. Sua obra mais recente é Amores de Chumbo, a ser exibido nas principais capitais brasileiras em 2018.

27. Ana Paula Brito é historiadora, doutoranda em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestra em memória social e patrimônio cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já atuou na Casa do Patrimônio de João Pessoa, na Coordenadoria de Patrimônio Cultural da prefeitura de João Pessoa, no Memorial da Resistência de São Paulo, no Núcleo de Preservação da Memória Política e na organização argentina Memoria Abierta.

28. Esmeraldo Marques, o Chico Correa, é músico. Bacharelando em composição musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua em projetos de música eletrônica, experimental. É produtor de trilhas sonoras e remixes. Participa dos grupos Seu Pereira e Coletivo 401, Chico Correa & Electronic Band e Berra Boi.

29. Gilson Cesar da Silva, o Babilak Bah, é artista do ruído, poeta e arte­-educador. É autor dos álbuns Enxadário: Orquestra de Enxadas (2006) e Biografia de Homens Inquietos (2011), tendo lançado também o DVD Afroprogressivo. Publicou os livros de poemas Voomiragem (2003) e Corpoletrado (2009). É diretor musical do grupo Trem Tan Tan.

30. Sidnei Cruz é diretor, dramaturgo, poeta, gestor cultural e mestre em bens culturais e projetos sociais. É criador do projeto Palco Giratório – Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas. Escreveu Palco Giratório: uma Difusão Caleidoscópica das Artes Cênicas e tem artigos publicados em Políticas Culturais – Teoria e Práxis, do Itaú Cultural, e A Teatralidade do Humano. Suas encenações mais recentes são A Última Revolução Possível (2017) e A Cuíca do Laurindo (2016).

31. Thiago Sampaio é alagoano. Diretor, ator e produtor da Cia. do Chapéu, grupo de artes cênicas de Maceió-AL, é mestrando em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

32. Mario Cau é quadrinista e ilustrador, autor de Pieces, NÓS e Morphine. É também coautor de Monstruário, com Lucas Oda; Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis (obra vencedora de dois troféus HQMIX); Quando a Noite Fecha os Olhos, com André Diniz; e Dom Casmurro, com Felipe Greco (obra vencedora de dois prêmios Jabuti em 2013). Recebeu o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista em 2015.

33. Vânia Leite é mestre em comunicação, linguagem e cultura. Coordenadora e curadora educacional e adjunta do projeto Arte Pará, atua na área de curadoria e pesquisa em artes, tendo participado de júris de seleção e premiação e da organização de salões.

34. Ana Avelar é professora de teoria, crítica e história da arte na Universidade de Brasília (UnB). Atua como crítica e curadora. Realizou as mostras individuais Inventário: Arte Outra (2016), de Gustavo von Ha, e Monumentos Temporários (2017), do performer russo Fyodor Pavlov Andreevich, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Participou, em 2017, do comitê de indicação do Prêmio Pipa e é do conselho curatorial da Casa de Cultura da América Latina, da UnB.

A comissão de avaliação é formada ainda por:

Carlos Praude é doutor em arte e tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador e artista computacional, foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural Cibernética 2006 e recebeu o 7 o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia em 2007, além do prêmio de Melhor Vídeo no Festival do Minuto de 2006.

Cristino Wapichana é músico, escritor, produtor e contador de histórias. Indicado ao prêmio da Ordem do Mérito Cultural, da Presidência da República, em 2008 e 2014 por sua atuação em prol da cultura indígena brasileira, recebeu, em 2017, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), os prêmios de Melhor Livro para Criança e Melhor Ilustração por A Boca da Noite: Histórias que Moram em Mim, obra também destacada em terceiro lugar na categoria Infantil do Jabuti daquele ano.

David Andrés Benedykt, o Deco Benedykt, é formado em comunicação e gestão empresarial. Atua como curador, articulador e mobilizador de redes de cultura e se dedica a produzir e conectar ações socioculturais com foco no direito à cidade. Além disso, trabalha com a produção de projetos audiovisuais.

Fábio D'Almeida é doutor e mestre em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desde 2010 colabora no Itaú Cultural, especialmente em projetos relacionados à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Juliana Capilé é atriz, diretora e dramaturga, integrante fundadora da Cia. Pessoal de Teatro, membro do coletivo À Deriva – Intervenções Urbanas, realizadora do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis e organizadora do Movimento do Teatro. É mestra em estudos de cultura contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e graduada em direção teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Cursou cinema no Instituto Dragão do Mar, de Fortaleza-CE.

Marília Panitz é crítica de arte e curadora independente. Foi professora na rede pública de ensino e na Universidade de Brasília (UnB). Dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte de Brasília. Atuou como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições.

Comissão de seleção

  • Foto de Ana de Fátima Sousa Membro da comissão, Ana de Fátima Sousa gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, é formada em jornalismo e experiente em produção de música. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Anna Paula Montini Membro da comissão, Anna Paula Montini é gerente do Núcleo de Consultoria Jurídica do Itaú Cultural e integrante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), do Ministério da Cultura (MinC). Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Arthur de Faria Membro da comissão, Arthur de Faria é músico e escritor. Compositor de trilhas sonoras para cinema e teatro, lançou 11 discos e publicou, entre outros livros, Elis – uma Biografia Musical (2015). Membro da cidade de, Porto Alegre-RS clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Claudiney Ferreira Membro da comissão, Claudiney Ferreira jornalista, radialista, produtor e gestor cultural, é gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Edson Natale Membro da comissão, Edson Natale músico, organizador do Guia Brasileiro de Produção Cultural, autor de livros infantis, é gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Fabiana Moraes Membro da comissão, Fabiana Moraes é jornalista e professora. Autora de pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da (in)visibilidade de grupos vulneráveis – gays e travestis, negros, mulheres –, recebeu três prêmios Esso, entre outros reconhecimentos. Membro da cidade de, Recife-PE clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Felipe de Assis Membro da comissão, Felipe de Assis é artista cênico, produtor cultural, pesquisador e curador. É um dos criadores do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac), evento que já apresentou mais de 170 espetáculos de teatro e dança, performances e intervenções urbanas em Salvador. Membro da cidade de, Salvador-BA clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Felipe Scovino Membro da comissão, Felipe Scovino é professor, crítico de arte e curador independente. Entre seus projetos está a exposição Lygia Clark: uma Retrospectiva. Apresentada em 2012 no Itaú Cultural, a mostra foi eleita a melhor retrospectiva do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Membro da cidade de, Rio de Janeiro-RJ clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Galiana Brasil Membro da comissão, Galiana Brasil é atriz e gestora do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. Possui atuação e produção científica nos campos da pedagogia do teatro, da produção cultural e da gestão nas artes cênicas. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Henrique Idoeta Soares Membro da comissão, Henrique Idoeta Soares é formado em artes cênicas, com especialização em didática do ensino superior. Atuou como professor universitário e é atualmente gerente do Núcleo de Produção do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Janaina Melo Membro da comissão, Janaina Melo é gerente da área de educação do Museu de Arte do Rio (MAR), sendo responsável pelo desenvolvimento do programa pedagógico da instituição, a Escola do Olhar. Atua ainda como curadora e professora. Membro da cidade de, Belo Horizonte-MG clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Karla Martins Membro da comissão, Karla Martins é atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias. Atualmente exerce a presidência da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), no Acre. Membro da cidade de, Rio Branco-AC clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Kil Abreu Membro da comissão, Kil Abreu é jornalista, crítico e pesquisador de teatro. Curador da programação teatral do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e da seção Olhares Críticos da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Escreve para o site Teatrojornal – Leituras de Cena. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Marcelino Freire Membro da comissão, Marcelino Freire é escritor. Publicou, entre outros livros, o romance Nossos Ossos (2013), vencedor do Prêmio Machado de Assis e lançado também na Argentina, na França e em Portugal. Promove desde 2006 a Balada Literária, evento anual que leva uma série de atividades artísticas a diferentes pontos da capital paulista. Membro da cidade de, Sertânia-PE clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Marcos Cuzziol Membro da comissão, Marcos Cuzziol doutor em artes visuais, é desenvolvedor de games, organizador de exposições de arte e tecnologia e gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Maurício Pereira Membro da comissão, Maurício Pereira é músico. Vem colecionando grandes parcerias desde os anos 1980, quando criou, com André Abujamra, a dupla Os Mulheres Negras. Também desenvolve trabalhos como ator e locutor. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Paula Gomes Membro da comissão, Paula Gomes é cineasta. Integrante do coletivo Plano 3 Filmes, dirigiu, entre outros trabalhos, o documentário Jonas e o Circo sem Lona (2015), exibido em mais de 20 países e premiado em festivais como o de Toulouse (França) e o MiradasDoc (Espanha). Membro da cidade de, Salvador-BA clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Rui Moreira Membro da comissão, Rui Moreira é bailarino e coreógrafo. Dançou e coreografou para diversas companhias nacionais e internacionais, com destaque para o Grupo Corpo, de Minas Gerais. Membro da cidade de, Belo Horizonte-MG clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Sofia Fan Membro da comissão, Sofia Fan produtora e pesquisadora de arte – com atuação em projetos de mediação, formação e produção de exposições –, é gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Tânia Rodrigues Membro da comissão, Tânia Rodrigues é gerente do Núcleo Enciclopédia do Itaú Cultural e experiente em memória e direitos autorais. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Valéria Toloi Membro da comissão, Valéria Toloi é arquiteta e trabalha com artes visuais, com experiência no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Itaú Cultural, onde é gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento. Membro da cidade de, São Paulo-SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras