Rumos 2019-2020 Comissão de avaliação

imagem com todos os integrantes da comissão de avaliação com uma parte sentada e outra em pé

 

imagem com fundo de uma cor e silhuetas de cada integrante em outra cor, simbolizando sua posição na imagem anterior. As silhuetas estão marcadas com números que identificam cada integrante na legenda que segue abaixo.

 

Olá! Se você precisa da ferramenta de acessibilidade que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, clique aqui para conhecer as 40 pessoas que compuseram a comissão de avaliação Rumos Itaú Cultural 2019-2020. ícone para introdução do como funciona em libras

 

1. BITU CASSUNDÉ
Além de ser curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE), em Fortaleza, Bitu Cassundé é coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, também na capital cearense, e realizou mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2. MÔNICA CARDIM
Fotógrafa, educadora e pesquisadora, Mônica Cardim desenvolve um doutorado em artes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), estudo em que aborda a representação da diáspora africana no Brasil do século XIX a partir de fotos do alemão Alberto Henschel.

3. FABIANO BARROS
Gestor cultural, dramaturgo e diretor teatral, Fabiano Barros tem vasta experiência como parecerista e curador de projetos culturais em âmbito nacional. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de coordenação e gerência em órgãos privados e públicos na área da cultura.

4. ANDERSON FOCA
Músico e produtor cultural, Anderson Foca coordena a Associação Cultural do Sol, em Natal (RN), instituição onde desenvolve o Festival do Sol, o Circuito Cultural Ribeira e o Natal Instrumental. Toca nas Camarones e Fetuttines, além da Orquestra Guitarrística e da Orquestra Greiosa.

5. JOSEPH SPECKER
Bacharel em design gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Joseph Specker trabalha com cinema de animação em stop motion. Produziu o curta-metragem de animação Almofada de Penas, que estreou mundialmente no Annecy International Animation Film Festival, em 2018.

6. ANDRÉ VITOR BRANDÃO
Mestrando do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), especialista em dança, educação e artes cênicas pela Faculdade São Fidélis (FSF) e licenciado em artes visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Atua como gestor e curador de espaços culturais e desenvolve um trabalho sistemático de pesquisa e criação em dança contemporânea com a Qualquer Um dos 2 Companhia de Dança, em Petrolina (PE).

7. MISSIONÁRIO JOSÉ
Pesquisador de luterias pouco ortodoxas, músico, professor e produtor fonográfico, Missionário José é ainda doutor em música pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante da banda pernambucana Mombojó.

8. FÁBIO LUIZ (PARTEUM)
Ex-skatista profissional, produtor musical e integrante do grupo de rap alternativo Mzuri Sana, Fábio Luiz, conhecido como Parteum, mantém uma produtora audiovisual e editora de conteúdo digital, a Mudroi. Entre seus álbuns autorais está Raciocínio Quebrado (2005), seu primeiro disco.

9. CHICO CORREA
Esmeraldo Marques, conhecido como Chico Correa, é músico, produtor de trilhas sonoras e remixes e bacharel em composição musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua em projetos de música eletrônica e experimental e participa dos grupos Seu Pereira e Coletivo 401, Chico Correa & Eletronic Band e Berra Boi.

10. ANDRÉ GONÇALVES DA SILVA BEZERRA
Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em jornalismo cultural pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é tecnologista em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz.

11. RACHEL ZUANON
Docente no curso de artes visuais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Raquel Zuanon atua também como professora e pesquisadora nas áreas de processo criativo em composição artística e de arte e tecnologia na mesma instituição. Dedica-se a estudar a cooperação entre neurociência e processos criativos e projetuais.

12. TANIA ANAYA
Com graduação e mestrado em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tania Anaya tem no desenho e no audiovisual os seus campos de atuação. Dirige o seu primeiro longa-metragem, Nimuendajú – Aquele que Conquistou o seu Lugar no Mundo.

13. JOSUÉ MATTOS
Historiador da arte e curador, Josué Matos concluiu dois mestrados: um em história da arte contemporânea pela Université Paris Nanterre e outro em práticas culturais pela Université Paris Panthéon-Sorbonne. Dedica-se à fundação do Centro Cultural Veredas, em Florianópolis (SC).

14. BETH DA MATTA
Artista visual, gastrônoma e gestora cultural. Trabalha em uma galeria de arte e tem experiência em gestão pública de museus. No campo artístico, constrói uma poética voltada para a gastronomia e busca se aprofundar nas relações do consumo alimentar no ambiente doméstico.

15. FÁTIMA PONTES
Graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em educação pela mesma instituição, Fátima Pontes é atriz, produtora cultural e professora de teatro, além de coordenadora das áreas executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo.

16. DIEGO BRITTO
Músico, educador musical e produtor cultural com foco nas culturas tradicionais do Tocantins, Diego Britto toca viola de buriti e é folião do Divino Espírito Santo.

17. CARLA GALLO
Atua como roteirista e diretora de documentários. Possui graduação e mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente, Carla Gallo desenvolve os longas-metragens Nós e Para o Meu Vizinho dos Sonhos.

18. FERNANDA PEREZ
Graduada em ciências sociais, com especialização em gestão cultural (Universidade de Girona e Itaú Cultural), Fernanda Perez é curadora do Bona, casa de música em São Paulo. Participou da idealização do site Catraca Livre e já trabalhou em locais como o Theatro Municipal de São Paulo e o Sesc.

19. BERNADETTE LYRA
Doutora em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pós-doutora pela Université Paris-Sorbonne, Bernadette Lyra é professora na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É também curadora e jurada de mostras de cinema e escritora de ficção.

20. KARINA SANTIAGO
Curadora, artista plástica com ênfase em produção simbolista e pesquisadora de materiais em arte. Formada em artes visuais e arquitetura e urbanismo, atuou como radialista, fotógrafa e produtora musical em Brasília. Atualmente é coordenadora de produção do Centro Cultural TCU.

21. NAINE TERENA
Indígena Terena, professora na Faculdade Católica de Mato Grosso, doutora em educação, mestre em artes e graduada em comunicação social. Como artista, ativista e investigadora, Naine Terena problematiza aspectos sociais da arte e da comunicação ao investigar narrativas, em especial as sobre os povos indígenas.

22. JOÃO FERNANDES
Com formação nas áreas de pedagogia, arte dramática e dança, além de especialização em gestão cultural e mestrado em letras e artes, João Fernandes é criador e diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias, instituição que integra diversas linguagens em suas ações diárias.

23. JANAÍNA AMARAL
Fundadora do CircoLab, laboratório de pesquisas e experimentações colaborativas com foco no fortalecimento do cenário circense, Janaína Amaral é ainda produtora-executiva do EuRiso – Encontro Internacional de Palhaços de Fernandópolis e pós-graduanda em gestão cultural contemporânea pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades.

24. AMARA MOIRA
Travesti, feminista, doutora em crítica literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora do livro autobiográfico E se Eu Fosse Puta (2016), reeditado, em 2018, com o título E se Eu Fosse Pura, Amara Moira é também colunista da Mídia Ninja e professora de literatura no cursinho pré-vestibular Descomplica.

25. THIAGO SAMPAIO
Alagoano, professor, diretor, ator e produtor da Associação Artística Cia. do Chapéu, grupo de artes cênicas de Maceió (AL), Thiago Sampaio é também mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

26. JULIANA BEZERRA
Graduada em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Juliana Bezerra trabalha como técnica em educação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

27. CAROL ROSSETTI
Quadrinista, ilustradora e designer, Carol Rossetti lançou os livros Mulheres (2015) e Cores (2016) e, agora, desenvolve a graphic novel Vento Norte. É também sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela no estúdio Black Ink.

28. ANDREZA NÓBREGA
Atriz, audiodescritora, professora, produtora cultural e colaboradora da Vou Ver Acessibilidade. Doutoranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Andreza Nóbrega é mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

29. TAINÁ MARAJOARA
Cozinheira e pensadora que carrega a ancestralidade do povo originário Marajoara, Tainá Marajoara é fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Instituto Iacitatá e membro do Núcleo de Estudos de História Oral da Universidade de São Paulo (Neho/USP).

30. ALINE PACHECO SOUZA
Arte-educadora, artista e produtora cultural, Aline Pacheco Souza é docente no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e atua também na rede estadual de ensino. Realiza consultorias na área de curadoria e arte-educação.

31. MIGUEL CHIKAOKA
Artista visual, Miguel Chikaoka cria imagens, instalações e objetos conceituais. Fundou a Associação Fotoativa e a Kamara Kó Fotografias e ministra oficinas de iniciação e sensibilização no Brasil e em outros países.

32. JARID ARRAES
Escritora, cordelista, poeta e curadora do selo Ferina, Jarid Arraes é autora dos livros As Lendas de Dandara (2016), Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis (2017), Um Buraco com Meu Nome (2018) e Redemoinho em Dia Quente (2019). Além disso, criou, em São Paulo, o Clube da Escrita para Mulheres.

33. GISELE MILAGRES
Produtora, gestora cultural, elaboradora e curadora de projetos culturais de múltiplas linguagens. Na esfera acadêmica, Gisele Milagres é graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pós-graduada em gestão de patrimônio histórico e cultural pela Universidade Complutense de Madrid.

34. CAROLINA SOUZA PEDREIRA
Antropóloga e poeta, Carolina Souza Pedreira pesquisa música, morte e rituais e é docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A comissão de avaliação é formada ainda por:

FABIO FILHO
Atua em curadoria, pesquisa e criação gráfica para o cinema. Fabio Filho é mestrando em comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área em que se graduou na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cineclubista e crítico, mantém o blog pessoal Tocar o Cinema.

GLEYCE KELLY HEITOR
Educadora e pesquisadora. Com graduação em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em museologia e patrimônio (Unirio-Mast), Gleyce Kelly Heitor é coordenadora de ensino na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

LILIANA SULZBACH
Diretora, produtora e roteirista, formada em jornalismo e ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em ciência da comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Entre seus trabalhos estão A Invenção da Infância (2000), O Cárcere e a Rua (2005) e Notas de Amor (2015).

PRISCILA OBACI
Artista, educadora e mãe de dois, Priscila Obaci é graduada em comunicação das artes do corpo, com habilitação em teatro, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e cofundadora da Capulanas Cia. de Arte Negra e Umoja. Transita entre teatro, dança, música e poesia apoiados nas culturas afrodiaspóricas.

SUZETE VENTURELLI
Pesquisadora, artista e professora da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Suzete Venturelli realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na Universidade Sorbonne Paris I. Entre seus livros publicados, destaca-se Arte Computacional (2017).

VERONICA STIGGER
Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária, Veronica Stigger atua como docente nos programas de história da arte, fotografia e práticas curatoriais da pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Alguns dos seus títulos publicados são: Os Anões (2010), Opisanie Świata (2013) e Sul (2016).


Comissão de seleção

  • Foto de Ana de Fátima Sousa Membro da comissão, Ana de Fátima Sousa gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento do Itaú Cultural, é formada em jornalismo e tem experiência em produção musical. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Anna Paula Montini Membro da comissão, Anna Paula Montini é gerente do Núcleo de Consultoria Jurídica do Itaú Cultural e integrante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), do Ministério da Cultura (MinC). Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Beth Néspoli Membro da comissão, Beth Néspoli é jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Edita o site Teatrojornal – Leituras de Cena e possui artigos publicados no livro Teatro da Vertigem (Editora Cobogó, 2018). Durante 15 anos, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S. Paulo. Membro da cidade de, São Paulo – SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Claudiney Ferreira Membro da comissão, Claudiney Ferreira jornalista, radialista, produtor e gestor cultural, é gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Edson Natale Membro da comissão, Edson Natale músico, organizador do Guia Brasileiro de Produção Cultural e autor de livros infantis, é gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Galiana Brasil Membro da comissão, Galiana Brasil é atriz e gestora do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. Possui atuação e produção científica nos campos de pedagogia do teatro, produção cultural e gestão nas artes cênicas. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Gilberto Labor Membro da comissão, Gilberto Labor gerente do Núcleo Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural, é formado em administração pública, com experiência em gestão e políticas públicas. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Ian Ramil Membro da comissão, Ian Ramil é compositor e músico, com dois discos lançados: Ian (2014) e Derivacivilização (2015). No momento, prepara o lançamento de um documentário sobre o álbum mais recente, com o qual ganhou o Grammy Latino em 2016. Membro da cidade de, Porto Alegre – RS clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Joel Zito Araújo Membro da comissão, Joel Zito Araújo é diretor, roteirista, produtor e escritor. Conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui os filmes premiados A Negação do Brasil (2001), As Filhas do Vento (2005), Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009) e Meu Amigo Fela (2019). Membro da cidade de, Belo Horizonte – MG clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Kleber Lourenço Membro da comissão, Kleber Lourenço atua como intérprete, criador, educador e pesquisador das artes da cena. Doutorando em artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), dirige o Visível Núcleo de Criação e é encenador na Capulanas Cia. de Arte Negra. Membro da cidade de, Recife - PE clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Lígia Cortez Membro da comissão, Lígia Cortez é atriz, diretora teatral e educadora. Doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), dirige o Célia Helena Centro de Artes e Educação desde 1985. Membro da cidade de, São Paulo – SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Luiz Camillo Osório Membro da comissão, Luiz Camillo Osório é professor associado do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), pesquisador e curador do Instituto Pipa. Entre 2009 e 2015, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e, em 2015, curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Membro da cidade de, Rio de Janeiro – RJ clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Marcos Cuzziol Membro da comissão, Marcos Cuzziol doutor em artes visuais, é desenvolvedor de games, organizador de exposições de arte e tecnologia e gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Maria Thais Membro da comissão, Maria Thais é encenadora, pedagoga e professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Dirigiu, com a Cia. Teatro Balagan, os espetáculos Programa Pentesiléia – Treinamento para a Batalha Final, Recusa e Prometheus – a Tragédia do Fogo, entre outros. Membro da cidade de, São Paulo – SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Noemi Jaffe Membro da comissão, Noemi Jaffe é escritora e professora de escrita e literatura. Escreveu O que os Cegos Estão Sonhando? (Ed.34, 2012), Írisz: as Orquídeas (Companhia das Letras, 2015) e Não Está Mais Aqui Quem Falou (Companhia das Letras, 2017), entre outras obras, e fundou o Centro Cultural Literário Escrevedeira. Membro da cidade de, São Paulo – SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Paula Teixeira Gomes Membro da comissão, Paula Teixeira Gomes faz parte do coletivo Plano 3 Filmes e já dirigiu e produziu mais de 15 projetos. Seu filme Jonas e o Circo sem Lona foi exibido em mais de 20 países e recebeu 13 prêmios. Membro da cidade de, Salvador - BA clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Rejane Cantoni Membro da comissão, Rejane Cantoni possui dois pós-doutorados em artes pela USP. Foi vice-diretora de faculdade e professora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC/SP. Membro da cidade de, São Paulo – SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Rodrigo Toffolo Membro da comissão, Rodrigo Toffolo é doutorando em ciências musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Fundador da Orquestra Ouro Preto, é seu diretor artístico desde 2000, assumindo em 2007 a regência titular do grupo. Membro da cidade de, Ouro Preto – MG clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Sofia Fan Membro da comissão, Sofia Fan produtora e pesquisadora de arte, com atuação em projetos de mediação, formação e produção de exposições, é gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Tânia Rodrigues Membro da comissão, Tânia Rodrigues é gerente do Núcleo Enciclopédia do Itaú Cultural e tem experiência em memória e direitos autorais. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Tatiana Prado Membro da comissão, Tatiana Prado é gerente do núcleo de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural. Formada em Artes Visuais com especializações em gestão cultural e arte, educação, cultura brasileira e tecnologias contemporâneas. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Valéria Toloi Membro da comissão, Valéria Toloi é arquiteta e trabalha com projetos ligados à formação e às artes visuais, com experiência em instituições nacionais. No Itaú Cultural, atua como gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento. Membro da cidade de, São Paulo - SP clique aqui para acessar o conteúdo em libras
  • Foto de Vania Leal Membro da comissão, Vania Leal é mestra em comunicação, linguagem e cultura e coordenadora e curadora educacional e adjunta do Projeto Arte Pará. Membro da cidade de, Belém – PA clique aqui para acessar o conteúdo em libras